ABC - quinta-feira , 9 de maio de 2024

Corte de árvores é crime ambiental, afirma especialista

Podas radicais e, muitas vezes desnecessárias, são realizadas no ABC frequentemente e, muitas vezes realizadas pelos próprios munícipes. Em entrevista ao RDtv, o professor mestre de Tecnologias Ambientais da Faculdade de Engenharia Celso Daniel da Fundação Santo André, João Carlos Mucciacito, frisa que o corte/poda de árvores por pessoas não autorizadas é considerado crime ambiental, e para realizar qualquer procedimento em árvores é necessário avaliação de um ambientalista.

“Infelizmente é comum que os moradores cortem galhos ou pequenas árvores por conta própria, muitas vezes por estar atrapalhando uma passagem ou ate por motivos mais fúteis. É importante que as pessoas entrem em contato com órgãos municipais responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente em cada cidade, para que a avaliação seja feita e ai sim, ver se existe a necessidade de poda da árvore”, destaca o professor.

Newsletter RD

Para realizar qualquer procedimento em árvores é necessário avaliação de um ambientalista

Mas qual a diferença entre poda e corte? Mucciacito explica que o corte é uma medida radical que deve ser tomada apenas se a árvore estiver condenada ou criando riscos. “A poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito, em que normalmente são retirados galhos. Mesmo a poda sendo um procedimento mais simples, é necessária avaliação, e deve ser feita por profissionais”, reforça.

O professor diz ainda que é comum que árvores sejam infestadas por parasitas, mas nem sempre o corte radical é obrigatório. “O corte é o último recurso para tratar uma árvore, já que existem tratamentos para infestações. A tecnologia hoje é avançada então não tem necessidade de cortar algo sem que outras alternativas sejam desempenhadas”, afirma.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes