Em um cenário profissional cada vez mais desafiador, a resiliência no ambiente de trabalho é importante para que o trabalhador consiga continuar produtivo apesar das tensões, da pressão, das discussões e dificuldades que enfrenta diariamente no trabalho. Ainda que seja um conceito importante, não é algo simples de ser desenvolvido, mas segundo o médico psiquiatra, Cyro Masci, o foco no aprendizado ao invés do desempenho e o otimismo dentro do ambiente de trabalho são alguns dos principais pilares para se tornar um profissional resiliente.
Em entrevista ao RDtv, Masci explica que a constante busca pela produção e pelo desempenho, é uma das principais causas de tensões no ambiente de trabalho e, por isso, ter como foco o crescimento e o aprendizado ao invés da metas é primordial para se tornar resiliente. “A pessoa deve se concentrar naquilo que está aprendendo com o trabalho. Existe muita dificuldade para colocar isso em prática já que o desempenho é o que te mantem em uma empresa, mas você pode dedicar 20% do seu tempo para tirar o foco das metas e optar pelo foco no seu crescimento profissional e no aprendizado que esse trabalho lhe fornece”, diz.
O psiquiatra acrescenta que o otimismo não é apenas uma visão positiva da vida, mas também uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios profissionais. “O otimismo deve ser utilizado para que o trabalhador não enxergue apenas o lado ruim das pressões do trabalho, assim como o foco no aprendizado. Ao encarar situações difíceis com uma atitude otimista, os profissionais não apenas conseguem superar obstáculos, mas também mantêm um estado mental propício para o crescimento e a inovação”, afirma.
Masci destaca ainda sobre a importância dos ambientes de descompressão, que se tornaram comuns nos últimos anos. “Esses ambientes desempenham um papel fundamental na redução do estresse associado às demandas diárias do trabalho, além de contribui para a diminuição da pressão psicológica, o que resulta em uma resiliência maior. Esses ambientes não apenas oferecem uma pausa física, mas também estimulam a mente, permitindo que os colaboradores desfoquem por um tempo de suas tarefas regulares, tentem distrair a mente e focar nas maneiras de lidar com o estresse”, reforça.